Radiologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

mistério em dor no tornozelo direito

Ir para baixo

mistério em dor no tornozelo direito Empty mistério em dor no tornozelo direito

Mensagem  braincream Dom Jan 10, 2010 5:54 am

Pratico musculação há 16 anos. Há dois anos com 38 comecei a sentir dores na panturrilha e tornozelo direito. Uma RM em junho de 2008 revelou:

* Discreta proeminência do processo anterior do calcâneo
* Ausência de derrame articular significativo
* Superfícies regulares
* Tendão fibular curto afilado, com sinais de lesão parcial longitudinal crônica tipo split nos seus trajetos retro e inframaleolar, numa extensão de aproximadamente 2,5 cm.
* Tendinopatia distal do tibial posterior junto na inserção navicular, sem rupturas.
* Demais tendões preservados
* Tendão calcâneo com espessura e sinais normais
* Acentuado afilamento cicatricional das fibras profundas do folheto tibio-talar do complexo ligamentar deltóide
* Ligamentos tíbio fibulares íntegros
* fáscia plantar com espessura e sinais normais
* Seios do tarso livre
* Planos musculares anatômicos, sem evidência de lesão.

Tenho realizado exercícios de alongamento e um programa de exercícios excêntricos elaborado pelo meu fisioterapeuta no intuito de ordenar o colágeno mal formado no tornozelo.

O início do incômodo na panturrilha é na junção do pé com o tornozelo parte frontal (navicular) iniciou-se após a execução de um exercício para as pernas (novembro de 2008), chamado leg press. Estou consciente de houve uma sobrecarga ao iniciar o movimento no sentido de empurrar o peso a partir das pernas flexionadas. Não há instabilidade no tornozelo e o mesmo nunca apresentou edema.

O interessante, não há dor ao fazer movimentos de pronação, supinação abdução, adução, dorsiflexão ou planifexão. Toda via gera incomodo ao dirigir e manter o pé no pedal na posição de dorsiflexão e quando faço alongamento no sentido de planifexão do pé.Há 3 meses fui a um osteopata que indicou uma palmilha para verificar se ocorre uma melhora em três meses. Após um mês de uso notei uma melhora significativa na dor. Entretanto a mesma voltou, a panturrilha está ótima, só que agora sinto dor junção do pé com a canela em ambos os pés.

Resumindo desconforto completando dois anos.

Estou começando a acreditar que me enquadro e um ou mais casos abaixo.

1. Reabilitação Inadequada. Muitos pacientes são enquadrados neste grupo. Os maiores sinais são: diminuição da mobilidade (por contratura capsular ou aderências), diminuição da força (principalmente dos tendões fibulares) e perda da propriocepção. Instabilidade recorrente caracteriza este grupo.

2. Síndrome de ImpactoTecido fibroso pode ser formado na porção ântero-lateral ou ântero-medial da articulação, após uma entorse.

3. Lesão Condral ou OsteocondralO choque da cúpula do tálus com a tíbia pode provocar uma série de lesões, como osteocondrite dissecante, cistos subcondrais e lesão osteocondral.

4. Lesão do Tendões FibularesDeve ser supeitada quando uma dorsiflexão seguida de um doloroso "estalido". O edema geralmente é persistente na parte posterior do maléolo lateral.

5. Lesão da SindesmoseA lesão da sindesmose ocorre com lesões em rotação, que frequentemente acompanham as inversões do tornozelo.

6. Instabilidade Lateral do TornozeloDecorre de uma cicatrização incompleta do ligamento talo-fibular anterior e calcâneo-fibular.

Não quero ser inconveniente e nem mesmo solicitar uma consulta on-line, pois a mesma seria pouco ou nada ética. Mas ficaria grato por um conselho que me acalma-se ante a possibilidade permanente de ter que enfrentar um parada das minhas atividades físicas nos meus 40 anos. Não satisfeito solicitei outra RM (DEZEMBRO DE 2009) que revelou achados muito diferentes da anterior.

* Plano ósseo analisado com morfologia e sinal normal nas várias sequencias.
* Não definimos fraturas, luxações, zonas de edema ósseo nem barras ósseas.
* Ausência de derrames articulares significativos.
* Tendões dos músculos tibiais anteriores e posteriores, fibulares longo e curto,
* Extensores e flexores do hálux e dos dedos, e tendão de Aquiles, com morfologia e sinal conservados, sem sinais de coleções peritendíneas.
* Ligamentos tíbio-fibulares, talo-fibulares (anterior e posterior), calcâneo fibular, talo calcaneal inter ósseo e ligamentos deltoides, íntegros.
* Plano músculo gorduroso com sinal conservado.
* Ausência de tumorações em partes moles.
* Aspecto normal da fascia plantar.



Será que a lesão sarou?!

Desde já agradeço.


segue link com a primeira RM efetuada em 2008 em power point http://dl.dropbox.com/u/555819/ressonancia.ppshttp://dl.dropbox.com/u/555819/ressonancia.pps

braincream

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos